quinta-feira, março 25, 2004
321 A culpa é dela!
Ponte caiu por «causas naturais» 25-03-2004 13:04 PD
Entre-os-Rios: nenhum dos arguidos foi pronunciado. Durão «solidário» com familiares das vítimas
O juiz de instrução criminal de Castelo de Paiva concluiu que a ponte Hintze Ribeiro caiu por «causas naturais», despronunciado, assim, os 29 arguidos, incluido 22 areeiros.
Nuno Melo decidiu «de acordo com a convicção» de que nenhum dos arguidos era responsável pela queda da ponte. «A função de um juiz não é arranjar culpados, mas decidir de acordo com os elementos de que dispõe», justificou. Em declarações aos jornalistas, o advogado dos areeiros, Manuel Rocha, disse tratar-se de uma «decisão esperada e muito bem fundamentada» que fará história na «justiça portuguesa».
A decisão instrutória «não admite recurso», pelo que os arguidos não serão julgados, referiu ainda aquele jurista. Posição diferente tem a defesa que admite recorrer da decisão. Também o juiz confirma a possibilidade de recurso.
Inconformado com este desfecho, o presidente da Associação dos Familiares das Vítimas, Horácio Moreira, diz que esta é mais uma prova de que «a justiça portuguesa não funciona».
Trata-se, acrescenta Horácio Moreira, de uma «vergonha nacional». Uma tragédia «desta dimensão» não tem responsáveis. «Estamos revoltados», refere.
Durão Barroso não quis comentar a decisão do juiz de instrução criminal que decidiu não pronunciar os 29 arguidos do processo da ponte de Entre-os-Rios.
No entanto, o primeiro-ministro disse aos jornalistas, no final do debate mensal no Parlamento, que «o Governo está solidário e vai assumir todas as suas reponsabilidades para com os familiares da vítimas da tragédia».
Para Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda (BE), a decisão de não levar nenhum arguido a julgamento é «um sinal de que a culpa morre sempre solteira em Portugal».
«Depois das sucessivas investigações que provavam a extracção ilegal de areias no rio, o processo vai terminar de forma estranha mas já habitual», sublinhou o dirigente do BE.
Recorde-se que a ponte caiu no dia 4 de Março de 2001, tendo feito 59 mortos.
Originalmente publicado no sapo.CAP @ 3/25/2004 07:35:00 da tarde
| fim da página principal |