<$BlogRSDURL$>

(Re)nascido


Um blogue a toda a largura (redimensionável pelo leitor)

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

De quem é isto? 2 

O sol ia já em alto quando o grito de Allah hu Acbar! soou no centro dos esquadrões do Islame. Era a voz sonora e retumbante de Tárique. Repetido por milhares de bocas, este grito restrugiu e ecoou, como o estourar de trovoada distante, pelos pendores das serras e murmurou e perdeu‑se pelos desfiladeiros e vales. A cava­laria árabe, enristando as lanças, arremessou‑se pela planície e desapareceu num turbilhão de pó. ‑ Cristo e avante! ‑ bradaram os godos: e os esquadrões de Roderico precipitaram‑se ao encontro dos muçulmanos. São como dois bulcões enovelados, que, em vez de correrem pela atmosfera nas asas da procela, rolam na terra, que parece tremer e vergar debaixo do peso daquela tempestade de homens. O ruído abafado e bem distinto do mover dos dois exércitos vai‑se gradualmente confundindo num som único, ao passo que o chão intermédio se embebe debaixo dos pés dos cavalos. Essa distância entre as duas muralhas de ferro estreita‑se, estreita‑se! É apenas uma faixa tortuosa lançada entre as duas nuvens de pó. Desapareceu! Como o estourar do rolo de mar encapelado, tombando de súbito sobre os alcantis de extensas ribas, as lanças cruzadas ferem quase a um tempo nos escudos, nos arneses, nos capacetes. Um longo gemido, assonância horrenda de mil gemidos, sobreleva ao som cavo que tiram as armaduras batendo na terra. Baralham‑se as extensas fileiras: cruzam‑nas espantados os ginetes sem donos, nitrindo de terror e de cólera, com as crinas eriçadas e respirando um alento fumegante. Não se distingue naquele oceano agitado mais que o fuzilar trêmulo das espadas, o relampa­guear rápido dos franquisques, o cintilar passageiro dos elmos de bron­ze; não se ouve, senão o tinir do ferro no ferro e um concerto diabólico de blasfêmias, de pragas, de injúrias em romano e em árabe, inte­ligíveis para aqueles a quem são dirigidas, não pelos sons articulados, mas pelos gestos de ódio e desesperação dos que as proferem. De vez em quando, um brado retumba por cima do estrupido: são os capitães que buscam ordenar as batalhas. Debalde! As fileiras têm rareado: o combate converteu‑se num duelo imenso ou, antes, em milhares de duelos. Cada cavaleiro árabe travou‑se com um cava­leiro godo, e os dois contendores esquecem‑se de tudo quanto os rodeia: são dois inimigos, cujo ódio nasceu e encaneceu num mo­mento, e num momento esse rancor é intenso quanto o fora, se por largos dias se acumulara sem poder resfolegar.

CAP @ 2/06/2006 10:05:00 da tarde

Comunicaram:
Não sei quem são os autores do texto 1 e 2 (shame on me).
Mas se bem li, o texto 1 é de um cronista arábe e o texto 2, de um cronista cristão.

E são tão parecidos. ;)
 
Lido na diagonal e sem ir verificar: ALexandre Herculano e o velho Eurico? Foi pelo menos o que me ocorreu - e recordei, de qualquer forma, as aulas de Português do 11º ano.
 
Excelente ideia, Cap. Não ia lá, mas lembro-me de ter dado mto rés vés campo de ourique o 'Eurico' num ano do liceu.

Isto faz-me lembrar, meio arrevesadamente é certo :),
aquela ideia q 1 jornal inglês teve, de enviar para editoras excertos de obras de autores nobelizados dizendo q eram jovens autores . Resultado: a maior parte foi rejeitada pelas editoras...
 
Eu respondi aos vossos comentários ontem, mas deve ter ido parar ao limbo...

Maria, são tão parecidos que distam poucas páginas um do outro. ;)

Zu, assim não vale! Estavas a jogar "em casa". :)

Eufigénio, é uma delícia, é. Melhor do q
 
(continuando, que o bicho está maluco)

ue o Malouf. ;) (subentende-se o prévio)

Vague, muita gente adorava o CACO (de Campo de Ourique, claro!) ;)
Editoras? Pfff! Eles rejeitam tudo... :)
 
Enviar um comentário

| fim da página principal |

BlogRating

alta en buscadores
Contador de Visitas

online
Tantos enganados...


referer referrer referers referrers http_referer
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Rights on the Web
Ajude a Combater o Spam! Clique aqui!

Motorizado por Blogger.

Technorati search
Who Links Here